Técnico em Saúde Bucal

Carga Horária Total: 1.320 horas

Objetivo do Curso:

  • Preparar o profissional para uma assistência em saúde bucal que abrange todas as dimensões do ser humano: biológica, psicológica, social, espiritual, ecológica, desenvolvidas através de atividades diversificadas.
  • Capacitar técnicos para o imediato ingresso no mercado de trabalho, desenvolvendo atividades em estabelecimentos específicos tais como postos de saúde, unidades básicas, centros de especialidades, consultórios, domicílios, empresas, sindicatos, hospitais, escolas, creches e centros comunitários

Perfil Profissional:

O profissional de nível técnico em saúde bucal, com exercício regulamentado por lei, integra uma equipe que desenvolve, sob a supervisão do Cirurgião Dentista, ações de promoção, prevenção, recuperação, reabilitação e gestão referenciadas nas necessidades de saúde bucal individuais e coletivas, que podem ser desempenhadas em consultórios odontológicos da rede pública ou privada, hospitais, empresas, associações, escolas, creches e outros.

O profissional deverá apresentar: bom relacionamento interpessoal, ética, senso crítico e autocrítico, iniciativa, flexibilidade, senso de observação apurada, capacidade de autogestão, abstração e raciocínio lógico, conhecer a realidade social na qual está inserido, e estar comprometido com as necessidades de saúde da população.

Área de Atuação:

Postos de saúde, unidades básicas, centros de especialidades, consultórios, domicílios, empresas, sindicatos, hospitais, escolas, creches e centros comunitários.

Matriz Curricular:

Módulo I

Processo de Trabalho em Saúde

Biossegurança

Legislação Profissional

Primeiros Socorros

Ciências Básicas

Tecnologia da Informação em Saúde Bucal

Educação para a Saúde Bucal I

Prevenção da Cárie e da Doença Periodontal I                

Procedimentos Relacionados ao Apoio e Diagnóstico I

Organização do Trabalho e Humanização em Saúde Bucal

Assistência ao Paciente em Tratamento Clínico

Assistência ao Paciente em Tratamento Cirúrgico

Assistência ao Paciente na Reabilitação Oral

Assistência à Criança e ao Adolescente

Assistência ao Idoso e a Pacientes c/ Nec. Especiais

Módulo II

Introdução à Pesquisa

Educação para a Saúde Bucal II

Prevenção da Cárie e da Doença Periodontal II

Procedimentos Relacionados ao Apoio e Diagnóstico II

Saúde Coletiva e Epidemiologia em Saúde Bucal

Assistência ao Paciente em Tratamento Clínico/Cirúrgico

Restauração do Órgão Dental

Administração de Serviços em Saúde Bucal

Estágios:

O estágio inicia-se ao término dos módulos I e II. Será orientado e acompanhado por um responsável, Cirurgião Dentista, da parte concedente e supervisionado por professor Cirurgião Dentista, da Instituição de Ensino e pelo Coordenador do Curso, que se responsabilizarão pela verificação do local destinado às atividades do estágio, procurando garantir que as instalações e as atividades desenvolvidas sejam adequadas para a formação cultural e profissional do educando.

Requisitos para acesso ao curso:

Estar cursando ou ter concluído o ensino médio.

Contato