A Fundação Educacional “Manoel Guedes” foi criada em 22 de Agosto de 1969, através da Lei Municipal nº 847, e foi idealizada pelo prefeito da época, Engenheiro Orlando Lisbôa de Almeida, que tinha como objetivo a criação e manutenção da Faculdade de Tecnologia do Solo.

 

A Fundação Educacional “Manoel Guedes” por intermédio de seu Estatuto está apta a manter Escolas de Ensino Fundamental e Médio, Cursos Supletivos e Profissionalizantes e Cursos de Ensino Superior, bem como Bibliotecas, Centros Culturais e Rádio e TV Educativa.

 

A Fundação Educacional “Manoel Guedes” já manteve a antiga Rádio Difusora de Tatuí e o Curso de Inglês do Cultural English Center. Atualmente mantém e administra a Escola Técnica “Dr. Gualter Nunes” que foi criada em 10 de Junho de 1970, naquela ocasião com o nome de Escola Municipal de Auxiliar de Enfermagem “Dr. Gualter Nunes”, onde hoje são desenvolvidos Cursos Profissionalizantes nas áreas de Enfermagem, Saúde Bucal, Farmácia e Segurança do Trabalho.

 

O prédio Sede da Entidade é ocupado pela Escola com a Estrutura Administrativa, 05 salas de aula, 04 laboratórios totalmente adaptados e equipados, 01 Biblioteca e 01 Laboratório de Informática. Ainda em suas dependências a Fundação Educacional Manoel Guedes:

·        Abriga a UBS “Dra. Maria Eunice Del Fiol”;

·        Desenvolve parceria entre a Prefeitura Municipal de Tatuí e o SENAI para manutenção e funcionamento do Centro de Formação Profissional do SENAI;

·        Abriga a Unidade de Controle da Qualidade do Ar da CETESB;

·        Abriga um dos pontos de Controle do Índice Pluviométrico do Município;

·        Abriga um ponto de Coleta para Controle da Qualidade da Água do Município, analisada pela SABESP;

·        Abriga um ponto de recepção de descarte de Lâmpadas Eletrônicas e Fluorescentes que são encaminhadas para a Cooperativa de Reciclagem e

·        Abriga a Fundação Bacias Hidrográficas do Rio Sorocaba e Médio Tietê, ligada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

 

Atos Oficiais:

Lei Municipal Nº 847 de 22 de Agosto de 1.969 - Cria a Fundação Educacional "Manoel Guedes".

 

Lei Municipal Nº 3.668 de 10 de Junho de 2005 – Declara de Utilidade Publica Municipal a Fundação Educacional Manoel Guedes.

 

Lei Estadual Nº 12.337 de 12 de Abril de 2006 – Declara de utilidade Publica Estadual a Fundação Educacional Manoel Guedes (DOE – I de 13/04/2006 – Pág.05).

 

Portaria Ministerial Nº 1.934 de 25 de Novembro de 2007 – Declara de Utilidade Publica Federal a Fundação Educacional Manoel Guedes (DOU de 26/11/2007) do Ministério da Justiça.